Uma empresa é uma entidade complexa, com diversos níveis organizacionais, cada um exigindo competências específicas de seus funcionários, portanto exigindo um ferramental específico que atenda a cada necessidade. Tal realidade se aplica ao nível dos sistemas de informação utilizados na empresa.
Podemos dividir uma empresa em três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação, no nível operacional temos os sistemas de processamento de transações (SPT), em relação ao nível tático, temos dois tipos de SI, sistemas de informação gerencial (SIG) e sistemas de apoio à decisão (SAD). Ainda há o nível estratégico, este amparado por sistemas de informação executiva (SIE).
Sistemas de Processamento de Transações (SPT)
O principal objetivo desses sistemas é acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs são sistemas de suporte para as atividades rotineiras que servem ao nível operacional de uma organização, como por exemplo, monitoramento das atividade diárias, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais entre outros. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de forma mais eficiente.Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
São sistemas ou processos que fornecem informação necessária para um gerenciamento eficaz das organizações. Os SIGs oferecem informação no formato de relatório a gerentes do nível intermediário, que auxiliam e dão suporte, no planejamento, organização e controle de operações.Um SIG produz basicamente três tipos de relatórios:
- Relatórios de rotina: São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo.
- Relatórios comparativos: comparam o desempenho de diferentes unidades de negócios ou período de tempo.
- Relatórios de execução: excluem apenas informações que estão fora de padrões de limites. Os sistemas são configurados para monitorar o desempenho, comparar o desempenho real com os padrões e identificar exceções predefinidas.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Decisão é uma escolha entre as possibilidades existentes, considerando o peso de tais possibilidades. Os SADs são sistemas baseados em conhecimento, basicamente, fornecem suporte para que seus usuários tenham uma melhor percepção com relação a tomada de decisões. Utiliza dados, interface gráfica amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção do contexto bem como do problema.Sistemas de Informação Executiva (SIE)
Um número crescente de organizações investe em sistemas de informação executiva. Os SIEs consistem em uma ferramenta voltada para atender às necessidades de executivos de alto nível dentro de uma organização.Antes desses sistemas os executivos se baseavam em planilhas e relatórios diversos, o que acabava por atrasar o trabalho de tomada de decisões. Com esses sistemas é possível obter relatórios mais precisos e concisos de forma rápida e eficiente, facilitando as decisões.
Referências
- Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação <http://www.cbsi.net.br/2015/04/tipos-de-sistemas-de-informacao-nas-organizacoes.html> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
- Wikipédia "Sistemas de processamento de transações" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_de_transa%C3%A7%C3%B5es> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
- Infoescola "Sistema de Informação Gerencial" <http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
- Wikipédia "Sistema de Apoio à Decisão" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_suporte_%C3%A0_decis%C3%A3o> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
- Infoescola "Sistema de informação executiva" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_suporte_%C3%A0_decis%C3%A3o> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
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