terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sistemas de E-commerce


Comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, são nomes para designar uma mesma atividade que vem crescendo vertiginosamente. A atividade de e-commerce abrange qualquer transação informacional, com fins lucrativos ou não, que se dê através da internet.
Existem diferentes tipos de negócios realizados através de e-commerce, B2B (business to business) e B2C (business to customer), com destaque para este último tipo, que tem crescido exponencialmente. Hoje montar uma loja virtual significa expansão das atividades de uma empresa, bem como expansão do seu mercado, atualização e novas oportunidades de negócios a serem exploradas.

Consumidores com todos os perfis

O e-commerce tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos muito específicos.
Um exemplo disso é a Amazon.com, que vendeu milhões de livros Harry Potter, mas a metade do seu faturamento veio de livros com menos de dez unidades vendidas.
Este exemplo mostra como é possível atrair uma grande quantidade de pessoas de nichos de mercado específicos através da internet. Se o público consumidor dos seus produtos é pequeno na sua cidade, isso não é problema, porque você pode vender para pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar do país.

Modelos de E-commerce

 Existem diferentes tipos de negócios que se estabelecem por e-commerce:
  • Business-to-business: Engloba todas as transações eletrônicas efetuadas entre empresas, subdividindo-se em três grandes áreas: e-Marketplace, e-Procurement e e-Distribuition. 
    • e-Marketplace: consistem em plataformas eletrônicas onde empresas, ora assumindo a posição de comprador, ora vendedor, reúnem-se para estabelecer laços comerciais entre si.
    • e-Procurement: são plataformas eletrónicas especificamente desenvolvidas para suportar o aprovisionamento das organizações, permitindo que estas optimizem cadeia de fornecimento em termos de tempo e de custos, através da automatização das interacções com as centrais de compras dos seus fornecedores.
    • e-Distribution: consistem em plataformas eletrónicas concebidas para integrar as empresas com os seus distribuidores, filiais e representantes, permitindo efectuar uma variedade de tarefas, desde uma simples consulta a um catálogo eletrónico até à emissão de facturas e recepção de mercadorias.
  •  Business-to-consumer: É o tipo de negociação estabelecida enre organização/empresa e o consumidor final.Este tipo de comércio tem-se desenvolvido bastante devido ao advento da web, existindo já várias lojas virtuais e centros comerciais na Internet que comercializam todo o tipo de bens de consumo, tais como computadores, software, livros, CDs, automóveis, produtos alimentares, produtos financeiros, publicações digitais, etc..
  • Business-to-government: Esta categoria do comércio eletrónico cobre todas as transacções online realizadas entre as empresas e a Administração Pública. Esta é uma área que envolve uma grande quantidade e diversidade de serviços, designadamente nas áreas fiscal, da segurança social, do emprego, dos registos e notariado, etc. Este segmento tende a aumentar rapidamente, nomeadamente com a promoção do comércio eletrónico na Administração Pública e com os mais recentes investimentos no e-government.
 

Referências

  • Wikipédia "Comércio Eletrônico" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico> Acessado em 23 de Agosto de 2016.
  • e-CommerceOrg <http://www.e-commerce.org.br/category/conceitos/> Acessado em 23 de Agosto de 2016.

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