quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Computação em Nuvem (Cloud Computing) e Fog Computing


E se houvesse uma forma de você usufruir de recursos como armazenamento de arquivos, programas e outros serviços computacionais de modo remoto, de qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer computador, sem a necessidade de instalação de programas?
A computação na nuvem ou cloud computing, em inglês, consiste em um modelo computacional em que recursos como armazenamento de arquivos, programas estão disponíveis para um usuário a partir de qualquer computador, independentemente da plataforma utilizada, o único requisito é um computador compatível com os recursos que serão disponibilizados através da internet.
Os especialista consideram essa tecnologia como a nova fronteira na era digital, e grandes empresas, como Amazon, Oracle, Google, IBM e Microsoft já iniciaram esforços com intuito de adquirir suas parcelas nesse mercado, dentre os principais serviços oferecidos podemos citar: servidor cloud, hospedagem de sites em cloud, load balancer em cloud e email em cloud.

Classificação

Conforme o tipo de serviço em nuvem fornecido, podemos classificar a computação em nuvem em:
  • IaaS - Infrastructure as a service ou infraestrutura como serviço (em português): quando se utiliza porcentagem de um servidor como serviço.
  • PaaS - Plataform as a service ou plataforma como serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados por exemplo.
  •  DaaS - Development as a Service ou desenvolvimento como serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma na computação em nuvem como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based.
  • SaaS - Software as a service ou software como serviço (em português): uso de um software através da internet.
  • CaaS - Communication as a service ou comunicação como serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante.
  • EaaS - Everything as a service ou tudo como serviço (em português): quando se integra  infraestrutura, plataformas, software, suporte e tudo que envolva tecnologia da informação como um serviço.
  • DBaaS - Data Base as a  service ou banco de dados como serviço (em português): quando se utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

Vantagens

A principal vantagem da computação em nuvem e a possibilidade de utilizar programas sem que estes estejam instalados no computador, mas pode-se citar outras:
  • O usuário não precisa se preocupar com sistemas operacionais e questões de hardware, podendo acessar seus dados na nuvem independente de tais questões.
  • Uma vez que as informações se encontram armazenadas num mesmo lugar, concentradas na nuvem computacional, o compartilhamento de arquivos se torna mais fácil, facilitando o trabalho corporativo.
  • Maior economia com serviços computacionais, pois os serviços em nuvem, quando pagos, são cobrados sob medida de acordo com o que o usuário utilizou.
  • Facilidade e conveniência de poder acessar os recursos de qualquer lugar, de forma remota.
  • A infraestrutura necessária para uma solução de computação em nuvem é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hospedagem ou alojamento, consumindo menos energia e espaço físico.
  • Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes e também de instalação de softwares.

Desvantagens

A maior desvantagem no uso deste modelo computacional é a dependência de uma conexão a internet, comprometendo em alguns casos a velocidade de processamento, pois caso seja necessário uma grande taxa de transferência, se a internet não tiver uma boa banda o sistema pode ser comprometido.

Fog Computing

Em um mundo de conectividade de massa em que pessoas buscam por informação a todo momento, utilizando uma variedade de dispositivos cada vez maior, o volume de informações transitando aumenta vertiginosamente a cada ano, tal volume constitui-se num problema para o modelo de computação em nuvem, pois resgatar e enviar informações pode tornar-se cada vez mais lento. Nesse contexto, surge o modelo de computação em nevoeiro ou fog computing, em inglês, uma possível solução para o desafio da computação em nuvem.
O fog computing é um modelo computacional em que informações, processamento e aplicações estão concentradas em dispositivos de borda de rede ao invés de estarem inteiramente concentrados numa nuvem. Isso significa que a informação pode ser processada localmente ao invés de ser enviada para uma nuvem para só então ser tratada. A fog computing é uma abordagem interessante para lidar com o crescente número de dispositivos conectados a internet.
Enquanto a nuvem está em algum lugar distante e remoto do céu, abstrato, o nevoeiro está perto do chão, bem onde as coisas estão sendo feitas. Ele não consiste de servidores poderosos, mas de computadores mais fracos e dispersos, do tipo que está sendo vendido para aparelhos, fábricas, carros, postes de iluminação e qualquer outra parte de nossa cultura material.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário