terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sistema de Processamento de Transações (SPT)


Software que informatiza as transações comerciais, envolvendo uma gama de aspectos, como controle de estoques, contabilidade, sistema de cobrança, pagamento de cobranças, folha de pagamento, atendimento a clientes entre outros.
Este tipo de software está bastante vinculado à rotina da organização, ele captura, processa e armazena transações produzindo grande variedade de documentos relativos às atividades rotineiras da empresa.
No mercado, o tempo é crucial, portanto os SPTs são de extrema importância, devido a sua capacidade de emitir informação mais precisa e no tempo certo, ao contrário de sistemas manuais.

Categorias de Negócios

Os SPTs são categorizados de acordo com seu objetivo na integração geral de sistemas de uma empresa. Cada categoria de negócio é responsável por seu objetivo e implementa funcionalidades específicas, são elas:
  • Controle de estoque: responsável por controlar produtos armazenados de uma empresa, também o controle da movimentação desses produtos;
  • Logística: Responsável por colocar o produto certo, na hora certa, no local certo, com o menor custo possível;
  • Financeiro: responsável pela gestão de ativos financeiros da emprsa;
  • Vendas: obter dados e gerar estatísticas para um melhor planejamento sobre o processo de vendas da empresa, antecipando tendências econômicas e variações do mercado.
  • Compras: análise de dados do mercado para melhor planejamento de compras a longo prazo.


Vantagens

A principal vantagem de um sitema de processamento transacional está na agilidade e eficiência, esses sistemas fazem com que seja mais fácil para consumidores de todo o mundo a utilização de serviços de uma empresa através de uma plataforma on-line. Consequentemente, reforçando o potencial de crescimento da empresa.

Desvantagens

Os SPTs lidam continuamente com um grande volume de informações referentes a negociaçoes e transações comerciais, muitas dessas informações são confidenciais, pois envolvem dados pessoais de clientes. Com efeito, a preocupação com a segurança deve ser reforçada, haja vista, quantidade de ameaças on-line, como vírus por exemplo. Além disso, por serem dependentes de hardware, os SPTs também precisam contar comuma boa base de infraestrutura, pois qualquer mal funcionamento de hardware pode gerar a falha de um sistema bem integrado que atende a milhões de consumidores, os prejuízos podem ser muito altos.

Referências

  • Wikipédia "Sistema de Processamento de Transações" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_de_transa%C3%A7%C3%B5es> Acessado em 23 de Agosto de 2016.
  • eHow "As vantagens e desvantagens de sistemas de processamento de transações" <http://www.ehow.com.br/vantagens-desvantagens-sistemas-processamento-transacoes-info_56146/> Acessado em 23 de Agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário