Banco de dados são coleções de informações que se relacionam de forma a criar um sentido. São de vital importÂncia para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente funcionam por vários anos sem alteração em sua estrutura.
Um banco de dados permite pôr dados à disposição de
usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização,
assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda
mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.
Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede.
A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente.
Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede.
A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente.
Podemos conceituar um banco de dados como um conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuário.
Abstração
O objetivo de um sistema de banco de dados é isolar o usuário dos detalhes internos do bando de dados, promovendo uma independência dos dados em relação às aplicações.
Essa abstração se da em três níveis:
- Nível de visão do usuário: as partes do banco de dados que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário ou grupo de usuários;
- Nível conceitual: define quais os dados que estão armazenados e o relacionamento entre eles;
- Nível físico: é o nível mais baixo de abstração, em que define efetivamente de que maneira os dados estão armazenados.
Modelos de Base de Dados
Os modelos de bases de dados são um conjunto de regras e métodos que permitem representar conjuntos de dados especificando as relações entre cada um deles. Exitem vários modelos de bases de dados, são eles:
- Modelo Plano (ou tabular): Consiste matrizes simples, bidimensionais compostas por elementos de dados: inteiros, números reais, etc.
- Modelo em Rede: Permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores, referências. Algumas colunas contêm referências para outras tabelas ao invés de dados, ligando as tabelas por referência.
- Modelo Hierárquico: Trata-se de uma variação do modelo em rede, no entanto, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore ao invés do modelo mais tradicional de grafo.
- Base de Dados Relacional: consistem, principalmente de três componentes: uma coleção de estruturas de dados, nomeadamente relações, ou informalmente tabelas; uma coleção dos operadores, a álgebra e o cálculo relacionais; e uma coleção de restrições da integridade, definindo o conjunto consistente de estados de base de dados e de alterações de estados. As restrições de integridade podem ser de quatro tipos: domínio (também conhecidas como type), atributo, relvar (variável relacional) e restrições de base de dados.
Gestão de Banco de Dados - Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)
Para administrar uma base de dados, bem como manipular os dados ali contidos, faz-se uso de um sistema de gestão de bando de dados (SGBD), ou data base manegement system (DBMS), consiste em um conjunto de programas de computador responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados, pode-se dizer que é uma camada de interface entre a base de dados e o usuário, responsável por permitir o acesso aos dados de maneira simples, autorizar o acesso a múltiplos usuários, inserção de novas informações, supressão e modificação.
Exemplos de SGBD
- PostgreSQL
- Firebird
- HSQLDB
- MySQL
- MariaDB
- Oracle
- SQL-Server
- TinySQL
- Microsoft Access
Referências
- LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª. Edição. Pearson, 2011
- Wikipédia "Banco de Dados" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_banco_de_dados> Consultado em 19 de agosto de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário