O SIM trabalha com a coleta, registro e análise sistemática de dados relacionados à venda de bens e serviços. Segundo o autor Richard L. Sandhusen o sistemas de informação de marketing é uma estrutura contínua e em interação com pessoas, equipamentos e procedimentos para consolidar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas, para serem utilizadas por tomadores de decisão de marketing para melhorar o planejamento, a execução e o controle da administração mercadológica. De acordo com o mesmo autor os sistemas de marketing subdividem-se em quatro tipos de subsistemas, quais sejam:
- Contabilidade interna: é o uso das informações contábeis da própria empresa, podem conter informações importantes como a tendência dos lucros, nível de gastos, compras realizadas, vendas feitas por áreas, vendedores, clientes etc.Inteligência de marketing: são informações de marketing obtidas através de jornais, revistas, relatórios, exposições, feiras, vendedores, entre outras.
- Ciência de marketing: visa auxiliar os administradores na tomada de decisão, incluindo a utilização de modelos e gráficos.
- Pesquisa: esse subsistema é uma forma sistemática de coletar, registrar e analisar dados relativos a problemas e oportunidades de marketing, podendo ser de forma constante ou para algum problema específico.
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