A cada ano o mercado está mais competitivo e as estratégias organizacionais para sobreviver nesse cenário são muitas, dentre elas o relacionamento com o cliente é uma das mais valiosas.
A gestão de relacionamento com o cliente ou CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management, consiste em um conjunto de estratégias que visam prever e atender com mais eficiência as necessidades dos clientes, buscando mais proatividade nesta relação por parte da empresa. Segundo Kotler e Fox (1998), adquirir novos cliente pode custar de seis a sete vezes mais que manter antigos cliente.
Sistemas de CRM
Sistemas de CRM são softwares que auxiliam a avaliar melhor o perfil do cliente, consequentemente, dando a empresa uma maior capacidade para lidar com as necessidades de seus clientes, prevendo comportamentos de consumo, desse modo, as chances de fidelizar aquele cliente, ou seja, mantê-lo por períodos mais longos, se torna maior, gerando mais receita para empresa.Os CRMs trabalham em cima de uma base de dados de clientes e avaliam seus comportamentos, otimizando as vendas por clientes, gerando mais consumo por cliente num período de tempo.
A aquisição de clientes novos é importente, no entanto, além de ser mais oneroso, devido a necessidade de mais gastos com propaganda, é importante para empresa aumentar suas vendas entre clientes ja existentes. Além de comprar mais, clientes satisfeitos também fazem fazem um marketing positivo da empresa, gerando novos clientes, portanto mais receita, essa é outra vantagem dos CRMs, a propaganda boca a boca.
CRMs no Mercado
Esses são alguns CRMs no mercado atualmente:- Agendor
- Ájili
- AlvoCRM
- CenterWare CRM
- Challenger CRM
- Arivo CRM
- Oracle Sales Cloud
- Plusoft
- Plug CRM
Referências
- Wikipédia "Sistemas de gestão de cliente" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_CRM> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
- Wikipédia "Customer Relationship Management" <https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management> Acessado em 22 de Agosto de 2016.
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